http://www.bbcbrasil.com

12 de setembro, 2007 - 16h33 GMT (13h33 Brasília)

Claudia Varejão Wallin
De Estocolmo

Tarifa da UE sobre etanol é 'distorção', diz Lula na Suécia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta quarta-feira em Estocolmo a política protecionista aplicada sobre os biocombustíveis no mercado internacional e observou que a imposição européia de tarifas de até 55% sobre o etanol brasileiro "é um exemplo de distorção".

"Basta comparar com a tarifa cobrada pela União Européia para o petróleo, que é de apenas 5%", destacou o presidente, em discurso na abertura de um seminário sobre biocombustíveis.

"Será impossível expandir significativamente o mercado para biocombustíveis na União Européia enquanto políticas protecionistas persistirem."

Antes do seminário, Lula passeou em um ônibus sueco movido a etanol do Brasil, acompanhado pelo rei da Suécia, Carl Gustaf 16, e prometeu "levar os ônibus a etanol para o Brasil".

A montadora sueca Scania anunciou que o primeiro ônibus movido unicamente a álcool será testado na cidade de São Paulo a partir de outubro, como parte de uma iniciativa da Prefeitura de Estocolmo para divulgar a viabilidade do etanol como combustível alternativo para o transporte coletivo.

Empresários

A bordo do ônibus sueco, o presidente Lula fez um percurso de cerca de 15 minutos pelo centro de Estocolmo. O ônibus conduziu o presidente ao Real Instituto de Tecnologia da cidade para o seminário sobre biocombustíveis.

Em Estocolmo, todo o transporte público local é movido a etanol e, até 2020, a meta é substituir toda a frota de 1,4 mil ônibus de rotas intermunicipais que ainda operam com diesel por veículos a álcool.

Há dez anos, foi feita uma primeira tentativa de introduzir os ônibus a etanol no Brasil. Mas os testes foram interrumpidos, em razão das baixas taxas aplicadas sobre o diesel e das taxas relativamente mais altas para o etanol que vigoravam na época.

A agenda do presidente Lula nesta quarta-feira incluiu ainda encontros com investidores suecos. No World Trade Center de Estocolmo, Lula convidou uma platéia de empresários suecos a investir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no setor de biocombustíveis.

Lula enfatizou que nos próximos três anos e meio de seu governo será dada continuidade a um processo “que está elevando o país a patamares de alta respeitabilidade no mundo".

"O Brasil durante muito tempo falava o que não fazia e fazia o que não falava. Nós queremos falar a mesma linguagem com a luz do dia, ou com a luz das estrelas."

As 15h30, hora local (10h30 em Brasília), o presidente deixou a capital sueca com destino a Copenhague, na Dinamarca.