01 de setembro, 2007 - 10h54 GMT (07h54 Brasília)
Mike Wooldridge
De Bagdá
O Exército americano no Iraque disse, em um comunicado divulgado neste sábado, que se sente motivado pela recente decisão do clérigo xiita Moqtada Al-Sadr de suspender as operações da milícia Exército Mehdi por seis meses.
Os militares dizem que se a ordem de Sadr for realmente implementada, ela deve ajudar as tropas americanas e iraquianas a intensificar os esforços no combate à rede Al-Qaeda.
A decisão de Al-Sadr foi anunciada na última quarta-feira, e inicialmente, ela significaria também uma suspensão dos ataques contra forças da coalizão.
No dia seguinte, no entanto, um porta-voz do clérigo disse que as tropas americanas e seus aliados não estariam a salvo da ordem.
Ameaça
Um porta-voz do Exército americano disse à BBC que mensagens contraditórias como estas atrapalham os avanços nas relações entre cada lado.
Há alguns meses, o Pentágono qualificou o Exército Mehdi como "a maior ameaça à paz no Iraque".
A milícia é acusada de estar seriamente envolvida em ataques sectários.
O Exército americano afirma que, com a suspensão das atividades do grupo, as autoridades poderiam se preocupar menos com os conflitos sectários e os seqüestros, e mais com o progresso político e econômico do país.
De certa forma, os Estados Unidos estão desafiando Al-Sadr a provar que ele pode controlar suas próprias forças, cada vez mais fragmentadas.