http://www.bbcbrasil.com

01 de setembro, 2007 - 10h54 GMT (07h54 Brasília)

Mike Wooldridge
De Bagdá

'Trégua' xiita pode ajudar contra Al-Qaeda, dizem EUA

O Exército americano no Iraque disse, em um comunicado divulgado neste sábado, que se sente motivado pela recente decisão do clérigo xiita Moqtada Al-Sadr de suspender as operações da milícia Exército Mehdi por seis meses.

Os militares dizem que se a ordem de Sadr for realmente implementada, ela deve ajudar as tropas americanas e iraquianas a intensificar os esforços no combate à rede Al-Qaeda.

A decisão de Al-Sadr foi anunciada na última quarta-feira, e inicialmente, ela significaria também uma suspensão dos ataques contra forças da coalizão.

No dia seguinte, no entanto, um porta-voz do clérigo disse que as tropas americanas e seus aliados não estariam a salvo da ordem.

Ameaça

Um porta-voz do Exército americano disse à BBC que mensagens contraditórias como estas atrapalham os avanços nas relações entre cada lado.

Há alguns meses, o Pentágono qualificou o Exército Mehdi como "a maior ameaça à paz no Iraque".

A milícia é acusada de estar seriamente envolvida em ataques sectários.

O Exército americano afirma que, com a suspensão das atividades do grupo, as autoridades poderiam se preocupar menos com os conflitos sectários e os seqüestros, e mais com o progresso político e econômico do país.

De certa forma, os Estados Unidos estão desafiando Al-Sadr a provar que ele pode controlar suas próprias forças, cada vez mais fragmentadas.