http://www.bbcbrasil.com

31 de maio, 2007 - 21h12 GMT (18h12 Brasília)

Rodrigo Coelho
De Londres

Dunga testa Naldo e reclama do gramado de Wembley

O zagueiro Naldo, do Werder Bremen, deve ser a surpresa da Seleção Brasileira que entra em campo nesta sexta-feira para o amistoso contra a Inglaterra, no estádio de Wembley, em Londres.

O jogador de 1,98 m de altura (o mais alto do elenco) passou o único treino realizado pelo Brasil para o jogo no time titular.

"Não adianta chamar o jogador e deixá-lo na reserva", disse o técnico Dunga, após o treino desta quinta-feira, em Wembley.

O treinador apontou como destaque negativo o gramado do estádio, reaberto neste mês após uma reforma de mais de seis anos.

"Esperávamos que o gramado estivesse em melhores condições, a grama solta muito", disse Dunga.

O treinador afirmou não acreditar que as condições possam favorecer a equipe da casa, menos técnica do que a brasileiro. Mas admite que esta deve ser uma dificuldade a mais a ser vencida pela Seleção. "Os jogadores tinham receio de fazer certos movimentos", comentou.

Mudança tática

Além do zagueiro Naldo, outra novidade da equipe brasileira deve ser a ausência do meia Elano, que havia iniciado todos os outros jogos do Brasil sob o comando de Dunga.

O meio-campo verde-amarelo deve ser formado por Gilberto Silva, Mineiro, Ronaldinho Gaúcho e Kaká.

"O Elano vem de contusão, não vinha jogando tantos jogos seguidos", disse Dunga. "Temos que variar o esquema dependendo dos jogadores."

Sobre o trio formado por Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Robinho (o ataque é completado por Vágner Love), Dunga disse que "são três jogadores que têm total liberdade".

"Lógico que têm que ajudar um pouco na marcação, mas precisam poder trocar de posição", acrescentou o treinador. "A ponta-esquerda é muito pouco para um talento como Ronaldinho Gaúcho."

O técnico gaúcho disse que o fato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estar presente para assistir ao jogo não aumenta a sua responsabilidade.

"É um torcedor. Mesmo se o estádio estivesse vazio, teríamos que ganhar", concluiu Dunga.