02 de novembro, 2005 - 08h59 GMT (06h59 Brasília)
A partir de terça-feira, 1º de novembro, o governo deste país aqui lançou o teste compulsório a que todos os aspirantes à cidadania local têm que se submeter.
Driblei o quanto pude as palavrinhas "britânico" e "britânica". Isto porque, antes de qualquer teste, pesquisas mostraram que os ingleses se consideram primeiro ingleses e depois então britânicos.
O mesmo é válido para galeses, escoceses e irlandeses do norte. Afinal, têm bandeira própria, da qual a britânica não é mais que um acoplamento, língua própria usada com moderação ou não (galês para os galeses, gaélico para os escoceses) e, principalmente, equipes diferentes para disputarem a Copa do Mundo de futebol, rugby e, não juro, críquete.
Mas a partir de agora quem quiser o passaportezinho britânico (vá lá que seja: a nacionalidade genérica) vai ter que estudar um livreto intitulado A Vida no Reino Unido (Reino Unido é para confundir ainda mais as coisas) e depois se submeter, em 90 centros espalhados pelo país (digamos assim, para simplificar), a um teste com 45 minutos de duração sobre a sociedade, a história e a cultura destas ilhas (outro drible no nome do paisão).
É uma espécie de teste de "britanicidade".
As perguntas
Circularam algumas possíveis perguntas contidas na prova escrita, chamemo-la assim. Algumas das perguntas:
A vida no Reino Unido diz que ser britânico é… e seguem-se variações em torno de dizeres contidos na base da Estátua da Liberdade americana, falando em tolerância mútua, respeito, nação moldada em 2000 anos de existência, democracia moderna e com tradição, coisa e tal.
Eu perderia ponto com a resposta.
Outra: Os ingleses superam por que fator os escoceses e galeses: 9 a 1, 7 a 1, 6 a l.
Eu diria 9 a 1, porque gosto de lavagem, e estaria certo por pura sorte.
Querem saber também sobre o ano de 1215.
Esse eu matava. Magna Carta. Limitando os direitos dos reis.
E em que ano os maiores de 18 anos tiveram direito ao voto?
Quais os quatro santos padroeiros do país ou países?
Papai Noel mora na Lapônia ou no Pólo Norte?
Qual o número a chamar em caso de acidente, doença ou fogo? 999 ou 112?
O que é PG?
Eu pegava esse: é marca de chá.
E assim por diante. Sem esquecer de uma pequena prova oral para saber se o aspirante à cidadania knows of the things.