http://www.bbcbrasil.com

13 de julho, 2005 - 18h58 GMT (15h58 Brasília)

Carolina Glycerio
enviada especial a Cabo Canaveral, na Flórida

Falha técnica adia lançamento do Discovery

Uma falha técnica levou a Nasa, a agência espacial americana, a adiar o lançamento do ônibus espacial Discovery, que estava previsto para esta quarta-feira.

O problema que motivou o adiamento ocorreu em um sensor do tanque de combustível externo. Existem quatro sensores no tanque que carrega toneladas de oxigênio e hidrogênio líquidos.

Incialmente a Nasa havia dito que a única causa de um adiamento seria um eventual mau tempo.

Pouco antes do anúncio, a agência havia reduzido de 60% para 40% as chances de vôo ocorrer por causa de tempo.

Mais informações

Quando o problema parecia ser apenas meteorológico, existia a expectativa de que se pudesse fazer outra tentativa de lançamento ainda nesta quinta-feira – a janela de oportunidade para o vôo vai até dia 31 de julho e um lançamento pode ser tentado em qualquer dia até essa data.

Com a falha de equipamento, entretanto, não está claro quando os técnicos da Nasa vão poder contornar o problema.

Segundo a agência, especialistas de segurança estão reunidos para discutir o ocorreu e mais informações só serão fornecidas em uma entrevista coletiva marcada para as 17h30 (horário de Brasília, 16h30 local).

Os astronautas chegaram a embarcar na nave, mas tiveram que deixá-la depois da decisão.

Expectativa

Depois de julho, a próxima janela de oportunidade só será aberta em setembro.

O lançamento da Discovery, quando ocorrer, será o primeiro desde o acidente com o ônibus espacial Columbia em fevereiro de 2003.

O cancelamento significa uma grande frustração para a Nasa, que vê nessa missão uma chance de retomar a confiança da população americana no programa do ônibus espaciais.

A incerteza sobre o lançamento aumenta a expectativa em torno deste vôo, considerado fundamental também para o programa de exploração espacial dos Estados Unidos em geral.