27 de janeiro, 2005 - 18h12 GMT (16h12 Brasília)
Um representante da comissão eleitoral do Iraque disse que até 120 observadores internacionais vão supervisionar as eleições no país no próximo domingo.
Em entrevista à BBC, o chefe da comissão eleitoral independente iraquiana, Adel Al-Elmi, disse que as embaixadas americana, britânica, canadense, romena e alemã em Bagdá concordaram em ceder pessoal para trabalhar na supervisão do pleito.
Ele também disse que haverá monitores da Indonésia, do México, do Panamá e da Albânia, e que alguns deles estarão supervisionando a votação nas seções eleitorais fora de Bagdá.
No início desta semana, a comissão havia dito que a maior parte dos observadores internacionais ficaria baseada em Amã, na Jordânia, por causa da situação de segurança no Iraque.
Pedidos
Al-Elmi disse que o próprio órgão ainda está pedindo ajuda a outras embaixadas estrangeiras no Iraque para que cedam pessoal para monitorar as eleições.
Em princípio, os observadores estrangeiros no Iraque devem trabalhar em Bagdá e no norte do país – mas poderiam ser enviados a outras regiões consideradas seguras, segundo explicou Al-Elmi.
O chefe da comissão eleitoral independente também disse que as autoridades iraquianas vão tentar garantir a segurança desses monitores durante o pleito.
No entanto, Al-Elmi não deu detalhes sobre um possível esquema de segurança específico para eles.