http://www.bbcbrasil.com

27 de janeiro, 2005 - 18h12 GMT (16h12 Brasília)

Eleição iraquiana deve ter observadores internacionais

Um representante da comissão eleitoral do Iraque disse que até 120 observadores internacionais vão supervisionar as eleições no país no próximo domingo.

Em entrevista à BBC, o chefe da comissão eleitoral independente iraquiana, Adel Al-Elmi, disse que as embaixadas americana, britânica, canadense, romena e alemã em Bagdá concordaram em ceder pessoal para trabalhar na supervisão do pleito.

Ele também disse que haverá monitores da Indonésia, do México, do Panamá e da Albânia, e que alguns deles estarão supervisionando a votação nas seções eleitorais fora de Bagdá.

No início desta semana, a comissão havia dito que a maior parte dos observadores internacionais ficaria baseada em Amã, na Jordânia, por causa da situação de segurança no Iraque.

Pedidos

Al-Elmi disse que o próprio órgão ainda está pedindo ajuda a outras embaixadas estrangeiras no Iraque para que cedam pessoal para monitorar as eleições.

Em princípio, os observadores estrangeiros no Iraque devem trabalhar em Bagdá e no norte do país – mas poderiam ser enviados a outras regiões consideradas seguras, segundo explicou Al-Elmi.

O chefe da comissão eleitoral independente também disse que as autoridades iraquianas vão tentar garantir a segurança desses monitores durante o pleito.

No entanto, Al-Elmi não deu detalhes sobre um possível esquema de segurança específico para eles.