26 de outubro, 2004 - 10h08 GMT (07h08 Brasília)
Acredite se quiser: este ano a Flórida vai ser em Ohio.
É uma previsão minha com base em pesquisas sobre a Flórida, Pensilvânia e Ohio.
Não tenho uma estatística sobre minhas previsões, e tenho certeza de que a margem de erro é alta, mas na última eleição acertei que o páreo ia ser decidido na Flórida.
Não previ, nem outros jornalistas previram, o que aconteceu nas máquinas de votação, o bloqueio ao voto negro nem o que aconteceu nos tribunais.
Duvido que isto se repita e, se os negros comparecerem às urnas, o senador Kerry vai levar o estado.
Em 2000, os democratas ganharam na Pensilvânia e embora o presidente Bush tenha visitado o estado 41 vezes, vou colocar as fichas no senador.
O estado tem um passado democrata e mereceu atenção dos democratas até com a presenca de Bill Clinton.
Ohio é complicado. Os republicanos esperavam ganhar em 2000 com 10 pontos de vantagem. Ganharam com menos de 4.
Nenhum presidente republicano chegou à Casa Branca sem ganhar Ohio e desde 1850, o estado votou no vencedor em 90% das eleições.