19 de outubro, 2004 - 12h28 GMT (09h28 Brasília)
Sonho republicano e pesadelo democrata, a eleição da Flórida pode dar repeteco em 2004. O estado permite eleições por antecipação e começou mal.
Numa zona eleitoral importante a lista de eleitores estava incompleta. Em várias outras os computadores não se comunicavam com a central.
Antes mesmo desta votação de ontem já havia dez processos em curso nos tribunais da Flórida e há um exército de advogados em marcha para os Estados mais contestados.
Em 2000, o presidente Bush ganhou na Flórida com uma diferença de apenas 537 votos e o impulso do supremo tribunal.
Muitos democratas acham que se tivessem mais advogados em ação poderiam ter ganho na Flórida.
Milhares de negros e outras minorias não puderam votar porque seus nomes misteriosamente não constavam da lista de eleitores.
A suspeita de fraude não se limita aos Estados mais disputados.
Em Nevada e no Oregon, uma empresa contratada pelo Partido Republicano para registrar eleitores está sendo acusada de destruir milhares de
registros eleitorais dos democratas.
A denúncia veio de um empregado da própria empresa.
Os republicanos não são os únicos suspeitos. Há uma quantidade espantosa de novos eleitores em vários Estados.
Só em Ohio o número passou de 700 mil e os republicanos dizem que a grande maioria é democrata.
Dez mil advogados vão defender os interesses republicanos em Ohio e Estados contestados.
Os democratas desta vez estão prevenidos com um número ainda maior de homens e mulheres armados com suas pastas pretas.
Estamos a caminho de uma das eleições mais litigiosas de todos os tempos.
Vamos sentir saudades da Flórida de 2000.