http://www.bbcbrasil.com

19 de outubro, 2004 - 12h28 GMT (09h28 Brasília)

Saudades da Flórida

Sonho republicano e pesadelo democrata, a eleição da Flórida pode dar repeteco em 2004. O estado permite eleições por antecipação e começou mal.

Numa zona eleitoral importante a lista de eleitores estava incompleta. Em várias outras os computadores não se comunicavam com a central.

Antes mesmo desta votação de ontem já havia dez processos em curso nos tribunais da Flórida e há um exército de advogados em marcha para os Estados mais contestados.

Em 2000, o presidente Bush ganhou na Flórida com uma diferença de apenas 537 votos e o impulso do supremo tribunal.

Muitos democratas acham que se tivessem mais advogados em ação poderiam ter ganho na Flórida.

Milhares de negros e outras minorias não puderam votar porque seus nomes misteriosamente não constavam da lista de eleitores.

A suspeita de fraude não se limita aos Estados mais disputados.

Em Nevada e no Oregon, uma empresa contratada pelo Partido Republicano para registrar eleitores está sendo acusada de destruir milhares de
registros eleitorais dos democratas.

A denúncia veio de um empregado da própria empresa.

Os republicanos não são os únicos suspeitos. Há uma quantidade espantosa de novos eleitores em vários Estados.

Só em Ohio o número passou de 700 mil e os republicanos dizem que a grande maioria é democrata.

Dez mil advogados vão defender os interesses republicanos em Ohio e Estados contestados.

Os democratas desta vez estão prevenidos com um número ainda maior de homens e mulheres armados com suas pastas pretas.

Estamos a caminho de uma das eleições mais litigiosas de todos os tempos.

Vamos sentir saudades da Flórida de 2000.