01 de setembro, 2004 - 18h13 GMT (15h13 Brasília)
Katya Adler
de Madri
O Parlamento da Espanha proibiu o fumo nos corredores de sua sede em Madri, em um passo dado pelo governo em seus planos de banir o cigarro de todos os locais de trabalho a partir do ano que vem.
A Espanha é um dos países com o maior índice de fumantes da União Européia - cerca de 40% da populações, segundo algumas pesquisas - e as áreas de não-fumantes são raras.
A decisão foi tomada depois de uma longa polêmica entre parlamentares fumantes e não-fumantes.
A partir de agora, quem quiser acender um cigarro terá de se dirigir à cafeteria do prédio ou a um pequeno fumódromo.
Entre os mais célebres fumantes da Espanha estão dois ex-primeiros-ministros, José María Aznar e Felipe González.
A imprensa espanhola reagiu à decisão com humor, aconselhando as farmácias das imediações do Parlamento a aumentar os estoques de adesivos e chicletes de nicotina e de remédios anti-stress.