28 de julho, 2004 - 10h26 GMT (07h26 Brasília)
Paulo Cabral
enviado especial a Boston
O cineasta Michael Moore disse que se o presidente George W. Bush perder as eleições em novembro, o sentimento antiamericano vai diminuir no Brasil e na América Latina.
"As pessoas no Brasil e na América Latina gostam dos americanos. Elas não gostam é do homem que está hoje na Casa Branca", disse o cineasta, respondendo a uma pergunta da BBC Brasil.
Moore disse que o mundo não confia no presidente Bush devido às ações unilaterais e desrespeito pela opinião internacional demonstrado pelo presidente americano.
"Os latino-americanos só querem um sistema no mundo que permita uma melhor distribuição de riquezas e a melhora nas condições de vida da povo na região", disse o cineasta.
Férias
Ao chegar à convenção democrata na terça-feira, Michael Moore foi cercado por jornalistas, fãs e também alguns críticos.
Uma pessoa disse que ele se opunha à guerra no Iraque mas que graças a ela fez um filme - Fahrenheit 11 de Setembro - que rendeu mais de US$ 100 milhões nas bilheterias americanas.
Moore respondeu que tudo o que quer é sair deste ramo.
"Minha motivação para trabalhar é tirar Bush da Casa Branca. Na verdade eu sou um grande vagabundo e depois disso vou tirar longas férias", disse o documentarista.
Uma jornalista perguntou o que ele faria se Bush ganhasse as eleições.
"Como assim? Não consigo processar esta informação. Não quero nem ouvir", respondeu Moore antes de tampar os ouvidos com as mãos e começar a cantar, imitando uma criança que não quer escutar algo.