http://www.bbcbrasil.com

06 de janeiro, 2007 - 10h12 GMT (08h12 Brasília)

Refém foge na Colômbia após seis anos em cativeiro

Um ex-ministro da Colômbia, mantido refém por uma guerrilha de esquerda havia mais de seis anos, conseguiu finalmente escapar.

Fernando Araujo conseguiu fugir durante uma operação militar com o objetivo de libertá-lo.

Militantes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, principal guerrilha de esquerda do país) teriam sido mortos no confronto com os militares.

VejaVeja a reportagem

Araujo era um dos 59 reféns de alto escalão, usados pelos militantes para uma possível troca de prisioneiros com o governo colombiano.

O ex-ministro do Desenvolvimento do país foi reunido com sua família na cidade de Cartagena e encontrava-se em bom estado de saúde.

Vídeo

O ministro da Defesa da colômbia, Juan Manuel Santos, contou que Araujo escapou do acampamento da guerrilha ao norte do país.

Araujo disse que ele era o único refém naquele acampamento e que tomou uma "decisão de vida ou morte" de fugir quando o tiroteio começou.

"Eu escapei no domingo às 10h15", contou o ex-ministro, que ficou no meio da floresta por cinco dias.

"Eu escapei com apenas a roupa que eu estava vestindo, sem uma gota d’água, sem um cobertor, sem um facão. Apenas com as unhas dos meus dedos para encontrar a rota que me retornaria à liberdade", afirmou.

O presidente colombiano, Alvaro Uribe, disse que um informante levou as tropas até o acampamento.

A úlima vez que a família de Araujo havia recebido notícias de que ele estava vivo foi em dezembro de 2005, quando as Farc divulgaram um vídeo em que o ex-ministro aparece pedindo ao governo que concorde com a troca de prisioneiros.

Araujo foi seqüestrado em 2000, quando corria na praia em Cartagena.

Ele ocupou o Ministério do Desenvolvimento durante o governo do presidente Andres Pastrana (1998-2002).