http://www.bbcbrasil.com

11 de maio, 2005 - 07h57 GMT (04h57 Brasília)

Série de ataques mata pelo menos 50 no Iraque

Uma série de ataques suicidas matou pelo menos 50 pessoas e feriu mais de cem no Iraque nesta quarta-feira.

Explosões ocorreram nas cidades de Tikrit, Hawija e Bagdá.

Na primeira cidade, a explosão aconteceu perto de uma delegacia, deixando pelo menos 27 mortos e cerca de 70 feridos – quase todos seriam civis.

Mais ao norte, em Hawija, o ataque foi lançado contra uma fila de pessoas que tentavam se alistar nas forças de segurança – o número de mortos pode passar de 20.

Um suicida teria se misturado aos recrutas antes de detonar a bomba que carregava. Essa tática já teria sido usada pelo menos em outras duas ocasiões, segundo o correspondente da BBC em Bagdá Jim Muir.

Na capital do Iraque, Bagdá, três pessoas morreram e oito ficaram feridas em quatro ataques diferentes.

Desde o início do mês, uma nova onda de atentados já matou mais de 300 pessoas Iraque.

Violência

A violência redobrou depois do anúncio do novo governo iraquiano, no fim de abril.

De acordo com Muir, a insurgência parece estar ganhando força e não enfraquecendo.

Após o aumento da violência, o Exército americano montou uma grande operação na província de Anbar, onde cerca de cem rebeldes teriam sido mortos nos últimos dias.

No entanto, a insurgência nega ter sofrido tantas baixas.

O governador da província foi seqüestrado na terça-feira, e os rebeldes exigem a suspensão das operações americanas na região para libertá-lo.