http://www.bbcbrasil.com

11 de maio, 2005 - 17h42 GMT (14h42 Brasília)

Cúpula em Brasília defende retirada de Israel de terras palestinas

A primeira Cúpula América do Sul - Países Árabes, realizada em Brasília, foi encerrada nesta quarta-feira com uma declaração final que reconhece "o direito das pessoas de resistir a uma ocupação estrangeira", em uma referência à situação nos territórios palestinos.

No documento, líderes de 34 nações pedem para que Israel se retire de "todos os territórios ocupados" e "o desmantelamento dos assentamentos, inclusive daqueles em Jerusalém Oriental".

Por meio da Declaração de Brasília, os governantes ainda manifestam seu apoio ao novo governo do Iraque e condenam "operações territoriais, que têm como alvo os civis, a infra-estrutura e o processo democrático".

O documento também pede a liberalização do comércio como forma de ajudar os países em desenvolvimento.

EUA

Os líderes árabes e sul-americanos expressaram ainda sua insatisfação com as sanções impostas à Síria pelos Estados Unidos, o que, segundo eles, "constitui uma transgressão dos objetivos e princípios das Nações Unidas".

Diplomatas americanos expressaram sua preocupação com algumas das cláusulas da Declaração de Brasília.

O Brasil recusou que os Estados Unidos enviassem observadores para a cúpula, que durou dois dias.

Um novo encontro deve ocorrer em 2008.