14 de outubro, 2004 - 00h29 GMT (21h29 Brasília)
A polícia da Espanha apreendeu 33 toneladas de madeira brasileira que seriam usadas para a fabricação de instrumentos musicais.
A madeira, extraída da árvore Lignum Vitae, é muito procurada pela a indústria de violões e guitarras. A mercadoria apreendida foi estimada em cerca de 3 milhões de euros (cerca de US$ 3,6 milhões).
A polícia espanhola confiscou a madeira em 21 diferentes locais nas Províncias de Madri, Cuenca, Granada e Valença.
Seis pessoas foram detidas, acusadas de crimes contra o meio ambiente. Acredita-se que cerca de mil árvores foram derrubadas para produzir a madeira.
Mercados
A operação da polícia se concentrou em três empresas, que funcionam como fábricas e atacadistas: duas em Madri e uma em Valença.
Instrumentos feitos com madeira da Lignum Vitae chegam a custar cerca de 6 mil euros (cerca de US$ 7,4 mil).
A árvore é considerada em perigo de extinção, e a extração da madeira é regulamentada com rigor desde 1992.
Qualquer comércio envolvendo a madeira deve contar com um selo especificando as suas origens.
Instrumentos feitos com essa madeira são destinados aos mercados de vários países, incluindo os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão e o Canadá.