http://www.bbcbrasil.com

29 de agosto, 2004 - 19h04 GMT (16h04 Brasília)

Milhares protestam contra Bush em Nova York

Dezenas de milhares de opositores do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, saíram às ruas de Nova York neste domingo para protestar contra a realização da Convenção do Partido Republicano na cidade.

O evento, no qual deve ser homologada a chapa Bush-Cheney como candidata à reeleição, começará na segunda-feira.

Nova York é uma cidade tradicionalmente associada ao Partido Democrata, de oposição ao governo.

A marcha contra a guerra no Iraque é a principal manifestação de uma série de protestos marcados para ocorrer no Madison Square Guarden.

Muitos manifestantes exibiram cartazes com a pergunta: "Como você pode pedir a um soldado para morrer por uma mentira no Iraque?".

Central Park

Após o fim da marcha, muitos manifestantes deixaram o local para se concentrar no Central Park, apesar de uma proibição judicial.

A Justiça do Estado de Nova York proibiu qualquer protesto no parque.

O comandante da polícia nova-iorquina, Ray Kelly, fez uma advertência pública ao dizer que quem desobedecer à determinação da Justiça será preso.

Milhares de policiais continuam nas ruas da cidade para garantir a ordem. Eles contam com ajuda de cães farejadores e do esquadrão anti-bomba de Nova York.

As ruas em volta do local da convenção também foram fechadas.

Os delegados da convenção estão recebendo uma lista que proíbe o porte de vários itens como por exemplo armas, explosivos, fogos de artifício e facas.

Mais de 300 pessoas já foram detidas incluindo alguns dos 5 mil ciclistas que pararam o Madison Square no sábado gritando palavras de ordem contra o presidente Bush.