O carnaval no fundo é uma festa muito triste. O Brasil é o produto de três raças tristes. O brasileiro é um tipo merencório. Tristes trópicos.
São tristes lugares-comuns que nos habituamos a repetir depois de ver escritos em letra de forma.
O que, em si, fechando o círculo, não deixa de ser triste. Vamos dar asas à imaginação e sair dessa, gente!
Passo os olhos em nossas folhas para constatar a permanência de nossa tristeza, contra a qual, argumentam alguns, a bossa-nova foi a única tentativa grupal de conter nossos – vamos chamá-los assim – blues.
Ao que parece, continuamos tristonhos e jururus. Principalmente nossos ricos.
Detenho-me particularmente nas colunas sociais, que, aliás, rareiam. Lá estamos em funções sociais de uma tristeza de levar à depressão suicida o mais alienado dos boas-vidas bósnios. Bósnios? Como assim?
Simples. É a ciência das sondagens e pesquisas. Nada mais alegre do que um relatório divulgado pelo Instituto Internacional de Pesquisas Gallup.
Segundo o documento, resultado de uma pesquisa realizada entre 43 mil pessoas em 51 países, 48% das pessoas indagadas acreditam que a próxima geração viverá num mundo mais instável e perigoso.
Dessas pessoas, a população da Europa Ocidental é a mais pessimista, com 64%de cabeça baixa e apenas 15% ligeiramente animada com as perspectivas.
Na Alemanha, na França, na Grã-Bretanha e na Suiça, seis em cada dez pessoas vêem o futuro como uma espécie de monstruosa quarta-feira de cinzas, para entrar no espírito de Momo.
Por outro lado, no Afeganistão, onde o Talebã reinava supremo antes da coalizão americana ir lá dar um pau neles, 90% das pessoas faz fé no futuro, tal como fizemos nós quando cantávamos aqueles velhos hinos patrióticos.
O mesmo se dá com outros lugares onde a dor de cotovelo imperou: Bósnia, Kosovo, Quênia.
Nos Estados Unidos, terra do sonho e da esperança, apenas 47% dos entrevistados levam fé na segurança do mundo.
Estamos à beira do propalado tríduo momesco. Vamos nos decidir: vamos desfilar nas avenidas do globo de ''País Desenvolvido'' ou ''Em Desenvolvimento''? Parece que é mais divertido em desenvolvimento.