http://www.bbcbrasil.com

Rainha lança maior navio de passageiros do mundo

A rainha Elizabeth 2ª lançou oficialmente o Queen Mary 2, o maior navio de passageiros já construído no mundo, nesta quinta-feira, na cidade portuária inglesa de Southampton.

Ela abençoou o Queen Mary 2 e depois soltou uma garrafa de champanhe que estourou no casco do navio.

A presença da rainha foi cercada por um grande esquema de segurança.

Mergulhadores haviam examinado o barco e as águas próximas.

França

O lançamento do transatlântico foi marcado por uma tragédia durante a sua construção, em novembro na França, quando uma plataforma do local onde ele estava sendo construído desabou, matando 15 pessoas.

O chefe de comunicações da Cunard, a empresa dona do Queen mary 2, Eric Flounders, disse que os organizadores da cerimônia estavam ''conscientes'' da tragédia.

Participaram do evento a cantora de ópera Lesley Garrett, a cantora pop Heather Small

Após as bençãos religiosas e uma chuva de fogos de artifício, aconteceu a interpretação da Nona Sinfonia de Beethoven.

O público não teve acesso direto, mas pôde acompanhar através de telões próximos.

O Queen Mary 2 é o maior navio de passageiros já construído. Ele tem 345 metros de comprimento, a altura de um prédio de 23 andares, e pode levar até 2.620 passageiros.

Ele também é o navio de cruzeiro mais caro da história, com custo de cerca de US$ 928 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões). O Queen Mary dois tem seis restaurantes, cinco piscinas, um teatro e um cinema.

O Queen Mary 2 passa a operar em abril entre Nova York e Southampton.