http://www.bbcbrasil.com

Único gorila branco do mundo morre de câncer em Barcelona

Um gorila branco que foi a grande atração em um zoológico de Barcelona durante décadas morreu de câncer, informaram as autoridades.

Floco de Neve era tido como o único gorila branco do mundo.

Ele viveu no zoológico por 37 anos, fazia sucesso com os turistas e tornou-se um símbolo da cidade.

Veterinários espenhóis sabiam desde 2001 que Floco de Neve estava sofrendo de câncer de pele. Em setembro, eles anunciaram que a doença havia progredido e que o gorila tinha apenas alguns meses de vida.

Despedidas

Sabendo da morte iminente, fãs do gorila fizeram fila perto da jaula do animal para se despedir.

O diretor do zoológico, Jordi Portabella, disse que os veterinários finalmente decidiram, nesta segunda-feira pela manhã, sacrificar Floco de Neve para poupá-lo de mais sofrimento.

Floco de Neve, ou Copito de Nieve, como ele era chamado em espanhol, foi capturado por um caçador na Guiné Equatorial em 1966. Acredita-se que ele tenha vivido entre 38 e 40 anos, o equivalente a 80 anos na raça humana.

O veterinário-chefe do zoológico, Jesus Fernandez, disse que por ser albino, Floco de Neve era mais sensível ao sol.

As autoridades haviam prometido dar a ele uma morte digna e disseram que não tentariam prolongar sua vida de uma forma que lhe causaria mais sofrimento.

Nos últimos tempos, Floco de Neve, que teve 22 filhotes durante o longo período no cativeiro, parecia constantemente mal-humorado, e nos últimos tempos vinha tomando antidepressivos.