http://www.bbcbrasil.com

29 de outubro, 2005 - 08h42 GMT (05h42 Brasília)

Cientistas criam 'bases' para órgãos com células-tronco

Cientistas nos EUA conseguiram pela primeira vez transformar em laboratório células-tronco embrionárias humanas em células capazes de se tornar "bases" para a criação de órgãos internos como pâncreas, fígado e pulmão.

A pesquisa, publicada pela revista Nature Biotechnology, é considerada por especialistas como um grande avanço.

A técnica pode permitir, no futuro, que médicos usem células-tronco para reparar órgãos danificados ou doentes e tratar enfermidades como diabetes ou falência do fígado.

Clique aqui para tirar suas dúvidas sobre as células-tronco

As células-tronco são células em estágio inicial de desenvolvimento que mantêm o potencial de se desenvolver para se transformar em qualquer tipo de célula quando adultas.

As células-tronco podem, em princípio, dar origem a qualquer tipo de tecido, como ossos, músculos ou cartilagem.

Técnica eficiente

Os pesquisadores americanos, de uma companhia privada de San Diego, na Califórnia, conseguiram manipular as células-tronco embrionárias e transformá-las em um tipo primitivo de célula chamado endoderma definitivo.

A técnica se provou tão eficiente que os cientistas conseguiram transformar quase todas as células-tronco usadas no estudo.

A pesquisa também mostrou como as células-tronco embrionárias podem se tornar diferentes tipos de células encontradas no corpo, para que possam ser usadas para reparar danos a partes do corpo como o coração e até mesmo o cérebro.