09 de agosto, 2005 - 23h46 GMT (20h46 Brasília)
A Nasa está prestes a lançar sua nova missão robotizada para Marte.
A sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) vai fazer uma varredura do planeta vermelho em busca de áreas adequadas para pousos no futuro, com vistas a um eventual envio de astronautas.
A sonda vai tentar determinar se já houve água em Marte e identificar ambientes apropriados para o surgimento de vida.
Um foguete Atlas V carregando a sonda vai decolar de Cabo Canaveral, no Estado americano da Flórida, nesta quarta-feira às 07h54, horário local (08h54 em Brasília).
Água
A MRO é a maior espaçonave já enviada para Marte.
Ela vai carregar alguns dos instrumentos mais avançados já construídos.
“A MRO é o próximo passo em nossa ambiciosa exploração de Marte”, disse o diretor do programa marciano da Nasa, Douglas McCuistion.
“Nós esperamos usar os olhos desta espaçonave no espaço nos próximos anos como nossas ferramentas primárias para identificar e avaliar os melhores lugares para o pouso de futuras missões.”
A espaçonave vai chegar a Marte em março de 2006. Ela vai estudar a estrutura e a composição do planeta e servir como um poderoso posto de comunicações para futuras missões na superfície.
Uma de suas missões científicas é determinar se Marte algum dia pode ter abrigado vida microbial.
Suas câmeras e espectômetros vão procurar na superfície indícios de presença de água, sem a qual acredita-se que a vida não é possível.
E um radar sonoro vai buscar sinais de presença de água sob a superfície do planeta.
A MRO vai se juntar a três outras que já estão na órbita de Marte – duas americanas e uma européia.