http://www.bbcbrasil.com

28 de abril, 2005 - 19h23 GMT (16h23 Brasília)

Pica-pau julgado extinto é avistado nos Estados Unidos

O pica-pau bico-de-marfim, animal que se acreditava estar extinto, foi avistado nos Estados Unidos.

Um artigo publicado na revista Science diz que "registros visuais durante 2004 e 2005 e a análise de um vídeo de abril de 2004 confirmam a existencia de pelo menos um macho”.

Frank Gill, ornitologista sênior da organização ecológica Sociedade Audubon classificou a descoberta como “um grande acontecimento”.

“É como ter encontrado Elvis.”

Desmatamento

Gill disse que não existem dúvidas sobre a veracidade da descoberta.

O pássaro teria desaparecido há 60 anos. Ele foi filmado em uma reserva no Estado de Arkansas, na mesma região onde o pica-pau havia sido visto pela última vez, em 1944.

O peculiar ruído emitido por ele também foi ouvido na região conhecida como Big Woods.

O desaparecimento da ave coincidiu com o desflorestamento de grandes áreas dos Estados do sudeste americano.