http://www.bbcbrasil.com

14 de outubro, 2004 - 06h25 GMT (03h25 Brasília)

Russo e americano decolam para Estação Espacial

Expedition 10, a nova tripulação que vai viver na Estação Espacial Internacional (EEI), decolou da base de Cazaquistão nesta quinta-feira.

O astronauta americano Leroy Chiao e o cosmonauta russo Salizhan Sharipov deixaram a base de Baikonur em um foguete Soyuz.

Só na sexta-feira eles chegarão à plataforma orbital, onde trabalharão na transferência de tarefas com a tripulação que está de saída, Expedição 9, nos próximos dez dias.

Chiao e Sharipov ficarão sozinhos na EEI pelos próximos seis meses.

Bom humor

A dupla está sendo acompanhada na viagem ao espaço pelo cosmonauta Yuri Shargin.

No entanto, Shargin só ficará na plataforma durante o período de transferência. Ele volta à Terra com com Expedição 9, Gennady Padalka e Mike Fincke.

Os novos tripulantes, um russo e um americano, estavam de bom humor quando deram sua última entrevista coletiva à imprensa antes da decolagem.

Problemas técnicos levaram, por duas vezes, ao adiamento do lançamento da tripulação.

"Salizhan é uma pessoa flexível e gentil e ele se tornou um verdadeiro amigo para mim", disse Chiao, segundo a agência de notícias Reuters.

"Passar seis meses com ele a bordo da estação vai ser um verdadeiro prazer", disse ele em russo fluente.

"Leroy é um homem que eu levaria em uma missão arriscada atrás de linhas inimigas", disse, por sua vez, Sharipov.

Desde o desastre da nave Columbia, em fevereiro de 2003, o foguete russo Soyuz é o único meio de levar e trazer tripulação da EEI.

Segundo últimas estimativas, as naves americanas só voltarão a voar em maio do ano que vem.

A construção na plataforma multibilionária está paralisada até que os ônibus espaciais voltem a funcionar e possam carregar novos componentes para a estação.