01 de outubro, 2004 - 15h43 GMT (12h43 Brasília)
O combate ao spam entra em nova fase com a decisão dos grandes provedores de e-mail de impor novas condições para quem enviar grandes quantidades de correspondência eletrônica.
A partir de outubro, AOL, Yahoo, Hotmail, Earthlink e Comscast vão pôr em prática essas determinações técnicas que vão permitir determinar que os e-mails partem mesmo da origem alegada.
Isso vai permitir identificar golpistas que se passam por bancos e domínios da internet que emitem grandes quantidades de junk mail.
As cinco empresas vão usar sistemas chamados Sender Policy Framework (SPF) e Sender–ID para rastrear as mensagens.
O fim do spam
Falsificar a origem das mensagens se tornou comum entre gangues que enviam e-mails como se fossem bancos ou companhias financeiras.
Geralmente, eles pedem que as vítimas respondam escrevendo o número de suas contas e a senha e depois desviam o dinheiro.
Com o novo sistema, as mensagens que não puderem ser identificadas não vão ser enviadas.
Dave Anderson, chefe-executivo da empresa SendMail acredita que o sistema “anula efetivamente o mecanismo que eles estavam usando”.
“Na verdade, cerca de 90% dos spams nunca vêm do mesmo endereço mais de uma vez.”
“Até o fim do ano, esperamos que metade dos e-mails enviados dos Estados Unidos vão possuir alguma forma de identificação.”
“A quantidade de spams recebida por usuários deve diminuir drasticamente, se não acabar totalmente.”