http://www.bbcbrasil.com

23 de agosto, 2004 - 14h20 GMT (11h20 Brasília)

Estudo diz que 43% dos adultos comem para reprimir emoções

Quase metade dos adultos reprime sentimentos de tédio, solidão e estresse por meio da comida, sugere um estudo.

A pesquisa, elaborada pela clínica médica britânica Priory, constatou que 43% dos adultos na Grã-Bretanha comem para reverter sentimentos negativos.

Mas 25% se sentem culpados depois, e a mesma proporção acredita que o caminho para a felicidade é ser mais magro.

A Associação de Desordens Alimentares da Grã-Bretanha diz que os resultados do estudo são "preocupantes" e refletem as pressões que a sociedade exerce para que as pessoas tenham uma certa imagem.

Briga

Peter Smith, especialista em desordens alimentares da Priory, afirma: "A veneração da magreza pela sociedade moderna, nossa aceitação de imagens de corpos distorcidos na mídia, e a pressão cruel contra mulheres e homens para se adequarem a um certo tipo de corpo significam que um crescente número de pessoas será afetado por doenças mentais, potencialmente letais, relacionadas a comida, peso e imagem corporal".

A pesquisa com 2 mil pessoas mostrou que 47% dos adolescentes entre 16 e 24 anos e 40% dos adultos entre 35 e 44 anos comem porque estão entediados.

Um quarto das mulheres e das pessoas entre 45 e 54 anos come por causa de estresse.

Outros recorrem à comida após uma briga com seus parceiros.

A equipe de pesquisadores também observou um aumento significativo no número de mulheres entre 17 e 30 anos que apresentam desordens alimentares e também problemas de vício.

"Essas pacientes estão um pouco abaixo do peso normal, bebem e vomitam, daí não comem. Seus sintomas oscilam, refletindo uma constante luta com seus pesos, hábitos alimentares e emoções", disse Smith.