http://www.bbcbrasil.com

População de gorilas cai 70% em dez anos, diz ONG

O número de gorilas do "lowland" diminuiu mais de 70% na última década, dizem cientistas.

Os pesquisadores estimam que menos de 5 mil dos símios de grande porte em risco de extinção permanecem em seu habitat natural.

Isso representa uma redução populacional drástica, com o desaparecimento de 12 mil gorilas desde 1994, afirma o grupo Conservation International.

Guerra, caça predatória, mineração e ocupação humana de áreas onde os gorilas costumam habitar colocaram a espécie sob séria ameaça, diz o grupo.

"Esse declínio é enorme. Mas estas também são circunstâncias extraordinárias. Essa é uma área que foi devastada pela guerra," disse à BBC Juan Carlos Bonilla, diretor da Conservation International para a África Central.

Mas Bonilla ressaltou que "há motivo para preocupação e para um otimismo cauteloso. Houve uma resposta extraordinária. Nunca se concentrou tanto interesse nesta área de conservação".

Pouco tempo

Mas se a diminuição da população de gorilas continuar no ritmo atual, há um consenso entre conservacionistas de que pode não demorar muito para que eles caminhem para a extinção.

"Leva tempo para os gorilas se reproduzirem. Esse tem que ser um projeto de longo prazo", disse à BBC Patrick Mehlman, diretor do Dian Fossey Gorilla Fund International.

O gorila do "lowland" é encontrado quase que exclusivamente no leste da República Democrática do Congo.

Guerra civil e mineração de coltan, usado em telefones celulares e laptops, atraiu muita gente para áreas onde vivem os gorilas. Com o fluxo de pessoas, costuma florescer a caça comercial.