O número de gorilas do "lowland" diminuiu mais de 70% na última década, dizem cientistas.
Os pesquisadores estimam que menos de 5 mil dos símios de grande porte em risco de extinção permanecem em seu habitat natural.
Isso representa uma redução populacional drástica, com o desaparecimento de 12 mil gorilas desde 1994, afirma o grupo Conservation International.
Guerra, caça predatória, mineração e ocupação humana de áreas onde os gorilas costumam habitar colocaram a espécie sob séria ameaça, diz o grupo.
"Esse declínio é enorme. Mas estas também são circunstâncias extraordinárias. Essa é uma área que foi devastada pela guerra," disse à BBC Juan Carlos Bonilla, diretor da Conservation International para a África Central.
Mas Bonilla ressaltou que "há motivo para preocupação e para um otimismo cauteloso. Houve uma resposta extraordinária. Nunca se concentrou tanto interesse nesta área de conservação".
Pouco tempo
Mas se a diminuição da população de gorilas continuar no ritmo atual, há um consenso entre conservacionistas de que pode não demorar muito para que eles caminhem para a extinção.
"Leva tempo para os gorilas se reproduzirem. Esse tem que ser um projeto de longo prazo", disse à BBC Patrick Mehlman, diretor do Dian Fossey Gorilla Fund International.
O gorila do "lowland" é encontrado quase que exclusivamente no leste da República Democrática do Congo.
Guerra civil e mineração de coltan, usado em telefones celulares e laptops, atraiu muita gente para áreas onde vivem os gorilas. Com o fluxo de pessoas, costuma florescer a caça comercial.