http://www.bbcbrasil.com

Astronautas deixam estação espacial vazia

Pela primeira vez desde que foi lançada ao espaço, a Estação Espacial Internacional (EEI) foi deixada sem tripulantes nesta quinta-feira.

Os dois astronautas que estão na estação, o americano Michael Foale e o russo Alexander Kaleri, deixaram a EEI para uma caminhada no espaço.

Os astronautas realizaram experimentos e reparos de rotina do lado de fora da estação, sendo monitorados pelo pessoal de controle da missão em Houston e em Moscou.

Mas um defeito no traje de Kaleri fez com que a caminhada espacial tivesse que ser abreviada, depois de quase quatro horas.

Menos tripulantes

Em geral, pelo menos uma pessoa permanece a bordo da estação durante esse tipo de atividade, mas isso costumava acontecer quando havia pelo menos três pessoas na estação.

Por causa do acidente com o ônibus espacial Columbia no ano passado, o número de missões tripuladas à EEI diminuiu, e o número de tripulantes da estação também acabou caindo.

A Nasa (a Agência Espacial americana) disse que os reparos teriam que ser realizados antes da chegada de novos tripulantes, em abril. A agência disse que, embora não fossem críticos, os consertos teriam que ser realizados um dia.

Os astronautas verificaram se o lado de fora da estação foi avariado por entulho espacial, e instalaram kits de experimentos europeus e japoneses do lado de fora do módulo da EEI.