http://www.bbcbrasil.com

Veículo de sonda espacial percorre superfície de Marte

Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, anunciaram que a sonda Opportunity, que pousou em Marte há mais de uma semana, deixou o seu veículo-robô na superfície do planeta.

Segundo a Nasa, a operação de percorrer uma distância de três metros foi concluída com sucesso.

Desde o pouso, a Opportunity vem mandando fotos da superfície marciana.

A missão da Opportunity e de sua sonda irmã, a Spirit, é explorar rochas e o solo marciano para tentar encontrar evidências de que Marte possui água ou já teve lagos, rios ou oceanos no passado.

Retomada

A Spirit está retomando suas atividades depois de ter tido problemas de comunicação após ter pousado em Marte, no dia 3 deste mês.

As sondas estão em lados opostos do planeta.

A Spirit está situada na cratera Gusev.

Acredita-se que a região pode já ter abrigado um lago.

Já a Opportunity pousou no planalto Meridiani, região que conta com depósitos minerais, característicos de regiões que contam com águas.