Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, estão tentando restabelecer contato com o robô Spirit que está na superfícia de Marte, mas não responde mais a comandos vindos da Terra.
Especialistas dizem que o problema pode estar sendo causado por uma falha nos programas de computador que controlam os sistemas de comunicação do equipamento.
O robô Spirit parou de enviar dados à Terra no que o comando da missão está chamando de um "sério" defeito.
As próximas tentativas de entrar em contato com o equipamento seriam feitas na madrugada de sexta-feira com o uso de um satélite que está orbitando Marte.
Anomalia
"Há uma anomalia muito séria acontecendo", disse o gerente do projeto Spirit, Pete Theisinger.
O robô estaria parado em frente a uma rocha que os pesquisadores pretendem examinar em Marte.
Um satélite na órbita de marte teria captado sinais do rádio UHF do robô na madrugada de quinta-feira, mas sería apenas um ruído formado de zeros e uns que os cientistas não conseguiram decifrar.
"Basicamente isto significa que o rádio estava ligado, mas que o computador não estava enviando informações por ele", disse o vice-gerente do projeto, Richard Cook.
Defeito
Os primeiro problemas de comunicação foram notados pelos cientistas na quarta-feira, quando os equipamentos não responderam a comandos enviados da Terra.
O problema foi inicialmente creditado a perturbações no clima marciano, mas depois percebeu-se que poderia se tratar de um defeito no equipamento.
O Spirit está no planeta vermelho há pelo menos 90 "dias marcianos" para investigar o possível "passado aquático" de Marte.
Um outro robô, o Opportunity, deve chegar à superfície de Marte no dia 25 para ajudar nas buscas.