http://www.bbcbrasil.com

Nasa cancela manutenção do telescópio Hubble

A Nasa (a agência espacial americana) anunciou nesta sexta-feira que está cancelando uma missão do ônibus espacial que seria enviada para realizar reparos e atualizar o equipamento do telescópio espacial Hubble.

O cancelamento da missão, prevista para o ano que vem, deixará o telescópio vulnerável a falhas e pode representar até mesmo o seu fim em um prazo de quatro anos.

De acordo com engenheiros, o Hubble tem uma chance de 50% de permanecer em condições de funcionamento por mais dois anos, caso não tenha manutenção apropriada.

Um substituto para o telescópio em órbita da Terra não deve ser lançado até 2012.

"Dia triste"

De acordo com o cientista-chefe da Nasa, John Grunsfeld, a decisão foi tomada porque quase todos os vôos remanecentes dos ônibus espaciais - que devem ser aposentados até 2010 - serão dedicados às obras de conclusão da Estação Espacial Internacional (EEI).

"Este é um dia triste", disse Grunsfeld. "Mas (a decisão) é a melhor para a comunidade espacial."

Grunsfeld disse ainda que a medida também foi influenciada pela decisão do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de concentrar os esforços do programa espacial americano no lançamento de missões à Lua e, possivelmente, no futuro, a Marte.

Bush anunciou nesta semana suas novas propostas para a exploração espacial, que prevêem um gasto de US$ 12 bilhões nos próximos cinco anos.

Segundo analistas, o telescópio espacial Hubble é um dos mais cientificamente produtivos objetos especiais já lançados, tendo sido responsáveis por fotos detalhadas de locais nunca antes observados pelo homem.