http://www.bbcbrasil.com

Bush deve anunciar plano para levar o homem a Marte

O presidente George W. Bush deve anunciar planos de enviar uma missão tripulada a Marte, segundo integrantes do alto escalão do governo americano.

Os planos de Bush incluiriam ainda a instalação de uma base permanente na Lua, como parte do programa de revigoramento da Nasa, abalada por episódios negativos como a explosão do ônibus espacial Columbia.

A missão tripulada ao planeta vermelho, que está sendo explorado neste momento por um veículo-robô da Nasa, deve acontecer dentro de dez anos, segundo esses mesmos funcionários do governo.

Analistas dizem que Bush deve lançar a idéia de levar o homem a Marte como parte das suas promessas de campanha para a reeleição.

O pai do atual presidente também propôs esse projeto durante o seu mandato, em 1989, mas a idéia foi abandonada por causa do seu alto custo.

Longo prazo

Fontes próximas ao governo americano afirmam que Bush vai pedir que os cientistas preparem a missão em uma década, permitindo a divisão dos custos ao longo desse período.

A última vez que os Estados Unidos mandaram astronautas à Lua foi há mais de 30 anos.

Como o satélite está a apenas três dias de viagem da Terra, enquanto Marte está a pelo menos seis meses, é possível que a Lua se transforme em um campo de testes de equipamento espacial.

Outra iniciativa a ser anunciada por Bush seria um maior intercâmbio de tecnologia entre a Nasa e o Pentágono.

Espera-se que a exploração espacial possa levar ao desenvolvimento de novas tecnologias e à descoberta de novas fontes de energia.