Os cientistas ainda não conseguiram registrar sinal algum da sonda Beagle 2, construída pelos britânicos, que indique que ela pousou com sucesso na superfície de Marte.
A sonda, que custou US$ 62,1 milhões, deveria ter pousado às 2h54, hora de Londres (0h54, horário de Brasília) no dia de Natal depois de viajar 400 milhões de quilômetros numa viagem que durou seis meses.
O satélite Mars Odissey, da Nasa, que sobrevoou o local onde a Beagle 2 deveria ter aterrisado, também não detectou o esperado sinal.
Os cientistas estão confiantes de que um rastreamento feito pela aeronave Mars Odissey vai pegar o sinal da Beagle 2 caso a sonda tenha conseguido pousar inteira e esteja funcionando como se espera.
Recarregando baterias
A aeronave da Nasa vai ter diariamente uma chance de pegar um sinal até o dia 3 de janeiro, quando a nave-mãe Mars Express, que colocou a sonda Beagle 2 em órbita, começa a sua missão.
A Mars Express está prestes a entrar em órbita ao redor de Marte, numa manobra também considerada de alto risco.
Uma vez posicionada, a Mars Express irá realizar o monitoramento da Beagle.
Se mesmo assim nenhum sinal tiver sido registrado até o dia 26 de dezembro, as esperanças de contato para o Beagle 2 vão começar a desaparecer.
A sonda precisa recarregar suas baterias assim que pousar em Marte. Caso contrário a Beagle 2 não vai resistir a passar mais de uma noite na superfície do planeta.
O cientista que lidera a missão, Colin Pillinger, disse aos jornalistas, em Londres, que ninguém deveria concluir ainda que é o fim da sonda Beagle 2.
"Nós estamos na prorrogação. Ainda não chegamos na cobrança de penaltis!", disse Pillinger.