Um novo estudo, divulgado nos Estados Unidos, indica que a fuligem pode ter um impacto significativo no aquecimento global.
Segundo a pesquisa, realizada por cientistas da Nasa (a agência espacial americana), partículas de fuligem na atmosfera - produzidas pela queima de madeira, carvão ou óleo diesel - se acumulam sobre a neve e sobre o gelo.
Cobertas pelas partículas, o gelo e a neve absorvem a luz do sol, em vez de refleti-la - o que aconteceria se estivesse pura.
Os cientistas acreditam que o fenômeno pode ter sido responsável, sozinho, por 25% do aumento de temperatura global observado no último século.
Kyoto
O estudo também indica que o impacto da fuligem por ser ainda maior sobre o meio ambiente, porque essas partículas fazem com que o gelo e a neve derretam em temperaturas mais baixas.
Os pesquisadores da Nasa salientam que as emissões de gases que provocam o efeito estufa, como o dióxido de carbono, continuam sendo a principal causa do aquecimento global.
No entanto, eles concluíram que as emissões de fuligem também devem ser reduzidas - algo que não foi, até hoje, cogitado internacionalmente.
O Protocolo de Kyoto, cuja implementação pode ser um passo decisivo no combate ao aquecimento global, prevê a redução dos gases que provocam o efeito estufa, mas não prevê medidas para reduzir as emissões de fuligem.