http://www.bbcbrasil.com

Rússia nega que estação espacial tenha sido atingida

A Estação Espacial Internacional não foi atingida por um objeto em órbita como foi cogitado, segundo representantes da agência espacial russa.

Os astronautas americano, Michael Foale, e russo, Alexander Kaleri, disseram ter ouvido o som de um objeto metálico se chocando contra a estação, aparentemente contra uma parte desocupada da estrutura.

O governo russo disse que não foi encontrado nenhum dano na parte externa da estação ou qualquer mudança na pressão do ar internamente, o que significa que a segurança dos dois homens não está em risco.

O governo disse que o barulho foi causado por um objeto que estava dentro da estação.

Lixo espacial

Michael Foale, o comandante da estação, relatou, juntamente com Kaleri, que tinha ouvido o barulho quando os dois estavam terminando o café-da-manhã e suas rotinas de organização doméstica.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos monitora com radares a órbita da estação para detectar lixo espacial.

Se os radares detectam a possível aproximação de algum objeto, a estação pode ser colocada fora da rota desse objeto.

A construção da Estação Espacial Internacional começou em 1998, com uma associação de dez países europeus, os Estados Unidos, a Rússia, o Japão e o Canadá. O projeto representa o maior programa internacional de cooperação científica e tecnológica da história.

Quando a estação espacial estiver completa, ela terá o tamanho de um campo de futebol e pesará de 455 toneladas.