http://www.bbcbrasil.com

Nova epidemia de Ebola mata 11 no Congo

Uma nova epidemia do vírus Ebola já matou 11 pessoas no noroeste da República do Congo, segundo o ministro da Saúde do país, Alain Moka.

Moka afirmou, na capital, Brazzaville, que o alastramento do vírus no distrito de Mbomo já pode ser considerado uma epidemia.

As autoridades sanitárias do Congo afirmaram que 13 casos da doença altamente contagiosa já foram registrados e que a circulação de pessoas na região está sendo monitorada.

Foi nessa mesma área que, em 2001, mais de cem pessoas morreram em outra epidemia de Ebola.

Contágio

A doença não tem cura, e o contágio é muito rápido, através de líquidos corporais como muco, saliva e sangue.

Os sintomas do Ebola são intensas hemorragias internas que levam à morte em 90% dos casos de infecção.

Cientistas já desenvolveram uma vacina de ação rápida contra o vírus Ebola que protege macacos depois de apenas uma dose.

Se ficar comprovado que a vacina também é eficaz em seres humanos, os pesquisadores poderão conter rapidamente surtos de Ebola como esse.

A pesquisa da vacina é resultado de uma colaboração entre equipes de cientistas do Centro de Pesquisa de Vacinas Dale e Betty Bumpers e do Instituto Médico de Pesquisa de Doenças Infecciosas do Exército dos Estados Unidos.