http://www.bbcbrasil.com

OMS alerta para a volta do vírus da Sars

Países podem enfrentar uma volta da epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), avisou a Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão da ONU pediu mais controle nos laboratórios que lidam com o vírus, principalmente na China.

John Mackenzie, da OMS, disse que há pouca informação sobre padrões de segurança de laboratórios que estão estudando a Sars.

Ele afirmou que a OMS nem mesmo sabia quais laboratórios da China estavam de posse do perigoso vírus.

A epidemia de Sars matou mais de 800 pessoas este ano.

Mais controle

A OMS anunciou que a doença estava controlada desde julho, mas um pesquisador que trabalhava em um laboratório em Cingapura se infectou em setembro.

A última teoria sobre o surgimento do vírus é a de que a doença "pulou" de animais selvagens para seres humanos que os ingeriram no sul da China, onde a epidemia começou em novembro de 2002.

A OMS está pressionando a China por mais informações sobre a situação de seus laboratórios. A Sars será tema de um encontro em Genebra no fim de outubro.

A organização deseja que somente países com laboratórios equipados para trabalhar com nível três de biossegurança possam trabalhar com o vírus da Sars.

O nível de segurança quatro, o mais alto, é reservado para vírus mais infecciosos como o Ebola.