Países podem enfrentar uma volta da epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), avisou a Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão da ONU pediu mais controle nos laboratórios que lidam com o vírus, principalmente na China.
John Mackenzie, da OMS, disse que há pouca informação sobre padrões de segurança de laboratórios que estão estudando a Sars.
Ele afirmou que a OMS nem mesmo sabia quais laboratórios da China estavam de posse do perigoso vírus.
A epidemia de Sars matou mais de 800 pessoas este ano.
Mais controle
A OMS anunciou que a doença estava controlada desde julho, mas um pesquisador que trabalhava em um laboratório em Cingapura se infectou em setembro.
A última teoria sobre o surgimento do vírus é a de que a doença "pulou" de animais selvagens para seres humanos que os ingeriram no sul da China, onde a epidemia começou em novembro de 2002.
A OMS está pressionando a China por mais informações sobre a situação de seus laboratórios. A Sars será tema de um encontro em Genebra no fim de outubro.
A organização deseja que somente países com laboratórios equipados para trabalhar com nível três de biossegurança possam trabalhar com o vírus da Sars.
O nível de segurança quatro, o mais alto, é reservado para vírus mais infecciosos como o Ebola.