http://www.bbcbrasil.com

Hong Kong tem nova suspeita de caso de Sars

As autoridades sanitárias em Hong Kong submeteram uma mulher a testes para verificar se ela foi contaminada com o vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês), depois que ela começou a manifestar sintomas da doença fatal.

A mulher foi admitida em um hospital particular no dia 8 de setembro, apresentando febre e dificuldade para respirar.

Depois que os médicos do hospital verificaram que ela poderia estar sofrendo de Sars, a paciente foi transferida para um hospital público.

Um porta-voz do Departamento de Saúde Pública de Hong Kong disse que a paciente não estava em viagem, não é funcionária de laboratório nem trabalha na área de saúde.

Cingapura

Ela foi colocada em isolamento.

Na semana passada, foi registrado o primeiro caso de Sars em Cingapura em vários meses. Um pesquisador da área da saúde foi infectado provavelmente quando trabalhava num laboratório.

Desde então ele se recuperou, e autoridades sanitárias afirmam que esse foi provavelmente um caso isolado.

Mais de 800 pessoas morreram vítimas de Sars em todo o mundo – a maioria das vítimas em Hong Kong e na China, onde a doença começou –, e outras 8,5 mil pessoas foram infectadas.

Estima-se que a epidemia tenha causado um prejuízo de bilhões de dólares a Hong Kong.