Remetentes de junk e-mails na Itália agora podem pegar até três anos de cadeia, informou nesta quinta-feira órgãos de imprensa no país.
O departamento do governo que garante a privacidade no país anunciou a medida como uma tentativa de limitar a enorme quantidade de anúncios e materiais promocionais que é enviada diariamente na Itália.
Mandar e-mails sem a permissão do receptor é considerado contra a lei na Itália.
Quem burlar a legislação agora terá que pagar multas de até 90 mil euros (cerca de R$ 287 mil) e pode ter que enfrentar entre seis meses e três anos de prisão, se for provoado que a pessoa visava obter lucro com o material enviado.
Prejuízos
A medida segue estimativas da Comissão Européia de que os lixos eletrônicos causaram perdas de até 2,25 bilhões de euros à produtividade das empresas européias no ano passado.
A legislação européia banindo o junk mail deve entrar em vigor em novembro. Mas, de acordo com alguns analistas, ela pode ter pouco efeito devido à natureza global da internet.
A maior parte do lixo eletrônico recebida pela Europa vem dos Estados Unidos e da China, o que torna o controle mais difícil.
A comissão estima que entre um terço e metade de todos os e-mails enviados diariamente são lixo.
O problema auxilia também os espalhadores de vírus, que usam táticas semelhantes para infectar computadores de todo o mundo.