O governo da Holanda está lançando nesta segunda-feira um programa público para permitir que médicos receitem maconha a seus pacientes.
O programa – o primeiro desse tipo no mundo – significa que pacientes sofrendo de câncer, Aids, esclerose múltipla e algumas outras doenças específicas poderão obter a droga legalmente para aliviar a dor.
O projeto está sendo monitorado de perto por autoridades de vários países.
Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Suíça e Bélgica proíbem a droga, mas ajudam a Holanda na pesquisa sobre uso medicinal.
Safra especial
Seguindo regulações da ONU (Organização das Nações Unidas) para narcóticos, duas empresas holandesas foram licenciadas para cultivar o cânhamo.
Eles desenvolveram variedades especiais em laboratório.
A colheita será vendida ao Ministério da Saúde, que irá empacotar o produto e enviar a farmácias e hospitais.
O governo, que manterá monopólio sobre a droga, recomenda que ela seja diluída em forma de chá ou usada como nebulizador.