http://www.bbcbrasil.com

Relatório culpa chefia da Nasa por acidente com Columbia

A equipe independente que investigou as causas do acidente com o ônibus espacial Columbia disse que a falta de organização da Nasa, a agência espacial americana, é uma das causas do acidente "tanto quanto" as falhas mecânicas.

O Columbia se despedaçou ao entrar na atmosfera no início de fevereiro, em um acidente que provocou a morte de sete astronautas.

O relatório de 248 páginas admite que a causa imediata do acidente foi a queda de um pedaço de espuma durante a decolagem, o que danificou a proteção ao calor da nave, mas o documento acusa a Nasa de estar "cada vez mais aceitando riscos" para impedir atrasos no programa espacial.

A chefia da Nasa teria tido oito oportunidades de checar os possíveis danos à proteção do calor, mas, como casos semelhantes já tinham acontecido sem graves conseqüências, os diretores da agência teriam preferido "ignorar" o assunto.

Imagens

Alguns funcionários da agência teriam até pedido que fossem feitas imagens do Columbia em órbita para analisar os danos, mas os pedidos também não foram levados adiante.

Desde o acidente com a Challenger, em 1986, segundo o relatório, a Nasa fez muito pouco para melhorar a sua segurança.

O relatório conclui que a agência tem uma "chefia ineficiente, que fracassou na tentativa de cumprir o contrato implícito de fazer tudo o que é possível para garantir a segurança da tripulação".

Ao falar antes da divulgação do relatório, o chefe da Nasa, Sean O'Keefe, disse que as críticas deveriam ser vistas como um plano para que a agência possa voltar a voar com segurança.

"O relatório vai ajudar a tornar a Nasa uma organização mais forte", disse O'Keefe.

O texto faz uma série de recomendações antes que haja uma nova missão espacial. Entre elas estão: