http://www.bbcbrasil.com

'Bombinhas' contra asma pioram a doença, diz estudo

Um estudo feito nos Estados Unidos indica que os remédios comuns usados contra a asma só pioram a doença.

Os cientistas disseram que os tratamentos comuns de asma com broncodilatadores, como o salbutamol (o genérico do Aerolin, um dos mais usados no Brasil) e o albuterol, não só param de funcionar depois de um certo tempo, como também podem tornar a asma mais grave.

Esses remédios são usados normalmente nas famosas "bombinhas", mas também são encontrados para inalação, em xaropes ou até em injeções. O objetivo deles é relaxar as vias aéreas e facilitar a respiração, o que de fato acontece, no curto prazo.

Mas os cientistas da Universidade de Cincinnati descobriram que os tratamentos do tipo não são eficazes no longo prazo. E isso acontece não porque o corpo "se acostuma" com os remédios e seu efeito se torna mais fraco, mas porque essas drogas na verdade tornam o corpo mais "sensível" às substâncias que causam crises de asma, como pó, poluição e mofo.

Como funciona

De acordo com os pesquisadores americanos, essas drogas reagem com receptores nos pulmões, chamados beta2AR. Esses receptores detectam os remédios e os fazem agir.

Para saber como esses receptores funcionam, os pesquisadores criaram ratos geneticamente modificados: alguns dotados de muito beta2AR e outros de pouco.

O que se notou na pesquisa foi que, nos ratos que tinham muito beta2AR, a sua ativação por longo tempo (causada pelos remédios contra asma) levava à concentração de altos níveis de uma enzima chamada PLC-beta nos músculos dos pulmões.

É essa a substância torna as vias respiratórias "supersensíveis" aos causadores de crise de asma, como o pó, a fumaça de cigarro, o perfume, os pêlos e as penas.

A pesquisa foi publicada na revista Journal of Clinical Investigation.