http://www.bbcbrasil.com

Sars foi totalmente controlada na China, diz governo

Órgãos de imprensa na China afirmam que os 12 últimos pacientes do país hospitalizados com a Síndrome Respiratória Aguda Grave, Sars, não apresentam mais sintomas da doença ou perigo de contágio a terceiros.

A síndrome, que surgiu na China no final do ano passado, matou cerca de 800 pessoas em todo o mundo, quase a metade delas em território chinês.

Especialistas dizem que esse é um bom sinal de que a doença perdeu força nos últimos meses, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a possibilidade de ressurgimento da Sars.

O presidente da China, Hu Jintao, atribuiu "o sucesso em combater a doença à liderança do Partido Comunista".

Segundo o presidente, o anúncio é também uma prova da "superioridade do socialismo".

Sem cura

Embora as autoridades chinesas sugiram que a Sars está sendo derrotada ainda não há nenhum sinal de cura para a doença.

No domingo, uma pessoa morreu em um hospital de Pequim após contrair a síndrome.

O governo da China declarou novas medidas para construir um sistema de combate a casos de emergência.

As autoridades chinesas também estão discutindo como facilitar o acesso a tratamentos de saúde a centenas de milhões de chineses que vivem fora dos grandes centros urbanos.