http://www.bbcbrasil.com

Nasa lança nova sonda espacial para Marte

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, lança na madrugada deste domingo sua última sonda espacial para explorar Marte.

A missão deve coletar dados durante três meses no planeta vermelho.

A sonda Opportunity será levada pelo foguete Delta II, construído pela Boeing.

Inicialmente, a missão estava marcada para ser lançada no princípio da semana, mas a fabricante do foguete decidiu fazer algumas mudanças no sistema de isolamento.

Corrida espacial

Em 10 de junho, a Nasa lançou uma outra sonda do mesmo tipo da Opportunity.

A Spirit já está a caminho de Marte, a 30 mil quilômetros por segundo.

Oito dias antes do lançamento da Spirit, a Agência Espacial Européia lançou sua primeira missão a Marte.

O Japão também tem uma sonda a caminho do vizinho mais próximo da Terra.

Todas as missões devem chegar a Marte em janeiro de 2004.

As sondas são equipadas com câmeras panorâmicas, câmeras com zoom para fotografar rochas marcianas e brocas para cortar rochas.

As imagens das expedições serão transmitidas para a Terra durante os trabalhos em Marte.